quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Passo a passo do patchwork embutido

Para meus queridos visitantes, vai aqui um PAP da caixinha do Papai Noel em patchwork.

Material:
Uma caixinha mdf redonda;
Goma laca;
Tinta branca, termolina leitosa;
Tecido em várias cores e estampas ( geralmente compro 40cm);
Cola para artesanato;
Tinta relevo, tinta para tecido (cor preta);
Tesoura, tesourinha, desmanchador de costura, pincel fino, estilete, lápis grafite;
Isopor deprom ou duas folhas de isopor (daqueles usados para embalagens de pizza)- cole-as com a cola branca.
E.V.A para forrar a base da caixa.

Como fazer:

Geralmente passo uma camada de goma laca na caixa (para impermeabilizá-la) e, após secagem, uma demão de tinta branca; colar o E.V.A na parte do fundo da caixa com cola branca para  artesanato. Colar o isopor deprom na tampa (marcar e recortar, com o estilete,  medindo o tamanho da tampa antes de colar). Colocar uma camada não muito generosa de cola e espalhar com o pincel.  Faço essa tarefa no período noturno, pois pela manhã já está devidamente seca. Depois de colado e seco, dar uma ligeira lixada na borda usando lixa de unha numa só direção ( de cima para baixo)
Escolher o tecido para forrar a caixa e cortá-lo – uma tira  longa que cubra a parte interna e externa (meça com a fita métrica e deixe 1cm em cada lado). Faça uma bainha fina na parte inferior e passe o pincel com cola.Meça o fundo interno da caixa, corte-o numa cartolina, cubra com o tecido escolhido e cole.

Escolha o desenho que deseja trabalhar o patchwork (se você estiver começando essa atividade, procure um risco que não contenha muitos detalhes).Risque o desenho na tampa da caixa usando uma lápis grafite ( não precisa usar de muita força!). Faça o recorte do desenho marcado usando estilete (ao fazê-lo não cortar direto, mas "andando" com o estilete como se estivesse “dando pequenos pulinhos”...). Será nos "sulcos" deixados que você embutirá o tecido. Tirei algumas fotinhas para ilustrar esse processo:


Terminada esta tarefa, começar o patchwork: escolha a combinação dos tecidos,coloque em cima da parte desejada e corte o pedaço correspondente ao local em que ele vai ficar. Passe uma fina camada de cola com o pincel, coloque o tecido e embuta com o desmanchador de costuras nos sulcos formados anteriormente pelo estilete. Recorte os excessos com uma tesourinha de ponta. Prossiga até completar todo o desenho.

Ao concluir o desenho, dê uns cortes aleatórios com o estilete na parte do isopor que ficou fora do desenho e coloque o tecido escolhido para compor o “fundo” da paisagem, seguindo a mesma orientação apresentada anteriormente para compor a figura do Papai Noel. No caso ora apresentado, escolhi tecido na cor verde.  Nas laterais da tampa colar o que passar do tecido ( deixe sempre uma pequenina margem). O arremate  da lateral da caixa eu o fiz com o mesmo tecido usado para forrá-la. Siga a mesma orientação adotada para cobrir a caixa. Para arrematar,  preparei uma espécie de “camafeu” usando um círculo de isopor deprom, forrado com o tecido. Pintei os olhinhos do Papai Noel com tinta para tecido e usei tinta relêvo brilhosa, na cor prata, para fazer  "floquinhos de neve"!


O importante nestes trabalhos é usar da criatividade e  novas formas de experimentação, pois não há certo nem errado.
Espero haver contribuído para quem deseja aprender esta linda técnica de artesanato.Se desejar, pode compartilhá-la, mas não esqueça de registrar a fonte!





5 comentários:

Marcela disse...

Adorei seus artesanatos, está de parabéns, passe para conhecer meu cantinho, tbm tenho alguns enfeites de natal...Bjos, bom fim de semana.

Mamy Arteira disse...

Olá Márcia,adorei seu blog. Aprendi o patch embutido ano passado e já tenho um projeto para esse mês - uma bandeja. Eu tenho um post sobre o assunto.
Bjs

Djuly disse...

Olá recentemente aprendi essa técnica e adorei... e conheci seu blog e tem muitas ideias ...adorei estou começando um blog se quiser passe por lá obrigada.

neusa disse...

Boa Tarde Marcia

Teus trabalhos são,divinos,queria encontrar uma Artesa que fornece um passo a passo de Patch.Estava chateada na cozinha resolvi abri o not do filho e comecei a procurar Patch no Google e qdo vi passo a passo embutido nem acreditei,tive um AVC e procurei o Artesanato cmo fonte, nunca fiz mas acho-me capaz de aprender apesar que faço tdo com a mão esquerda.Obrigado por vc e tdos Artesãos, pois ajuda muita gente com problemas de Saude.Deus ilumine vc e tdos que fazem esta Obra.Um Bj

onedi airoso da silva disse...

Maravilhosos seus trabalhos.Parabéns,que Deus a ilumine sempre.Beijão
Onedi Airoso da Silva