quarta-feira, 18 de julho de 2012

Passo a passo da santinha em cabaça (porongo)

 Para preparar esta Santinha você precisará de tintas para artesanato nas cores: azul claro e azul escuro e cor de pele; tinta dourada; massa biscuit branca, azul. Cabaça ( porongo) com pescoço - como a da imagem desta foto. Massa biscuit nas cores azul e branca e um tercinho. Cola para artesanato. Conjuntinhos de espátulas para artesanato. Pincéis 00 e outros mais grossinhos.

A cabaça deve ser lavada, raspada para tirar uma crostinha que vem nela, colocada para secar. Em seguida, trate-a para não dar bichinhos, fazendo um furinho na parte de baixo e colocando inseticida ( eu utilizo cupinicida).

Pinte-a com uma camada de tinta branca e em seguida, azul claro, mas deixe a parte do rostinho que será pintada com tinta artesanal cor de pele. Pinte-o redondinho, formando o pescoço Esta santinha aqui eu fiz uma lista na frente de uma cor mais escura e coloquei um lacinho feito em massa biscuit ( tem umas forminhas com vários modelinhos de laços - você compra em lojas de artesanato).

Faça os olhinhos pintando-os com o pinta bolinhas ou com um pincel redondinho: primeiro o branco dos olhos (deixe secar), depois a cor dos olhos e por último um contorno com a tinta preta e o pincel 00.
Com a massa biscuit azul clara prepare dois rolinhos que serão os braços. Com um boleador, faça a abertura das mangas e decore a seu gosto. Esse aqui eu machuquei a massa formando uns "matames". Para me ajudar usei a espátula de faquinha. No espaço interior da manguinha, coloque um pedacinho de palito de dente, pois servirá para prender as mãozinhas. Cole estes rolinhos em cada lado da cabaça.



As mãozinhas são feitas com duas bolinhas de massa biscuit cor de pele. Faça duas coxinhas e achate a pontinha; corte, com uma tesourinha o espaço do dedo polegar formando um V. Arredonde as pontinhas. Marque os demais dedinhos e vá cortando os espaços deles formando pequenos V's e arredondando as pontinhas. Corte uma tirinha do lado do dedo mindinho para dar a forma das mãos. Faça as unhas usando a espátula de faquinha, marcando de um lado, do outro e no meio das duas linhas. Com o boleador redondo, marque a palma das mãos. Coloque as mãozinhas no meio das mangas, espetando-as nos palitinhos e colando-as com cola para artesanato.
Pronto, a parte superior da Santinha está se delineando.

 Para os pezinhos faça duas bolinhas de massa biscuit cor de pele, daí faça dois rolinhos e achate-os, marcando como se fossem dois feijões ( para dar a curva do pé). Os dedinhos são feitos com dez bolinhas, achatadinhas como coxinhas e marcadas as unhas usando a espátula de faquinha - marca do lado, do outro, junta as duas retas embaixo e em cima, formando a unha. Tem uma espátula que o desenho dela ( recorte) já facilita para fazer unhas. Feito os "dedinhos," faça uma baixinha na parte da frente das duas massas anteriormente preparadas (com o formato de feijõezinhos) e cole na frente.
As sandálias da Santinha são feitas com dois rolinhos de massa branca achatadinhos. Em cima coloque os pezinhos e sobre os dedinhos uma tirinha de massa biscuit, colando-as com cola artesanato. Nas laterais da sandália faço uns pequenos cortes com a faquinha para dar ideia do solado. Cole os pés na Santinha e veja se ela ficou equilibrada.




O manto é feito com massa biscuit azul, estirada com um rolinho comprido. Ela deve  ficar bem estiradinha. Como ela cola e rasga quando está fina, descobri um truque infalível: estiro-a colocando-a sobre minha coxa ( rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs), pois assim não rasga de jeito nenhum e fica bem fininha rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs. Adquirida a espessura é decorá-la como desejar (usando o pincel fininho, carimbos, tinta, etc) e colocar na cabeça da Santinha. Para o manto desta Santinha usei um carimbo de estrelas e tinta dourada.

 
Por último, a coroa - preparada com massa biscuit amarela. Faça uma bolinha maior e dela uma coxinha; arredonde a base e forme uma ponta não muito fina onde você vai cortar quatro pedacinhos para formar a parte superior da coroa. Molde-a, cole a ponta das quatro pontas, pinte com tinta dourada e coloque na cabeça da Santinha. Nas mãos, coloque o tercinho.
Está pronta!



2 comentários:

Dulcineia disse...

Olá Marcia
Ficou muito lindo o seu trabalho e o pap muito bem explicado!!
Parabéns !!
Bjs e um bom fim de semana
Dulcineia

Isabel Silva disse...

Amiga, agradeço e retribuo a sua carinhosa visita.
Linda sua Santa de cabaça, mas a que eu adorei mais foi os agarradinhos que estão uma graça.
Beijos e bom início de semana