domingo, 30 de junho de 2013

Massa Biscuit - dicas para realizar seus trabalhos no capricho



  1. A massa biscuit é fácil de ser trabalhada, maleável, pode ser tinturada nas cores desejadas e possibilita uma variedade de criações. A dosagem dos materiais depende do tamanho e do estilo de cada peça e com a prática, aprende-se a adaptar a receita original à melhor maneira de cada um trabalhar na confecção do seu artesanato.
  2. Há pessoas que preferem prepará-la em casa ( há sites com receitas e ensinando o passo-a-passo, mas prefiro adquiri-la pronta, na cor natural e uso tinta a óleo ( preferida) ou de tecido para tonalizá-la. A tinta acrílica, na minha percepção, deixa a massa ressecada.
  3. É importante tonalizar uma quantidade que atenda à confecção da peça desejada para evitar surpresas: a cor pode adquirir uma tonalidade 03 vezes mais escura quando seca.
  4. Procure lavar as mãos antes de manusear a massa  para evitar que resíduos  danifiquem a qualidade do trabalho.
  5. Evite correntes de ar no local onde estiver trabalhando, pois a massa fica ressecada. Coloque os pedaços que não esteja manuseando acondicionados em sacos plásticos, dentro de um recipiente; assim eles não endurecem.
  6. Se a massa endurecer, envolva-a num pano, coloque-a sobre um prato e deixe-a receber um pouco de vapor de uma panela com água fervendo. Em seguida, sove-a e coloque-a dentro de um saco plástico.
  7. Quando trabalhar com decoração de vidros, lave-os bem para tirar os resíduos, passe um pano com álcool para eliminar os resíduos de gordura das suas mãos.
  8. Ao trabalhar com decoração de  tampas de potes, lixe bem toda a parte externa com uma lixa d'água mais grossinha ou raspe-a com um estilete para que a superfície fique bem porosa, senão a massa não cola.
  9. Aproveite o restinho das massas coloridas para modelar flores, folhas e enfeites para futuros trabalhos; guarde tudo num recipiente de plástico e assim quando você quiser material para enriquecer seus trabalhos, eles estarão disponíveis.
  10. Ao modelar figuras como animais, bonecos em que terá de colar peças como braços, pernas, cabeças etc. espete sempre pedaço de palito de dentes, numa das partes a serem coladas, para garantir a boa fixação no local. Use sempre a cola dos dois lados em que vai colar para que a peça fique firme.
  11. A massa biscuit encolhe cerca de 30% do seu volume quando seca. A massa estará completamente seca cerca de dois ou três dias depois de confeccionada.
  12. Coloque-a para secar em cima de um pedacinho de papelão. Depois de secas, para conservar as peças, dê uma demão de verniz - fosco ou brilhate. 
  13. Para pintar olhos, sobrancelhas e boca use um pincel fininho (00 ou 01) e use tinta de tecido ou tinta para artesanato.

2 comentários:

Geralda Antunes disse...

Passando para ver as novidades. Muita coisa linda como sempre, abraços.

Reginaldo Silva disse...

Olá, vim fazer uma visita ao seu Blog, com muito prazer e desejar
sucesso sempre. Convido para participar do meu grupo, lá você pode divulgar
seus post, caso já participa, desconsidere.

https://www.facebook.com/groups/caixademusica/

Blog:http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/

Sucesso!